Criando uma tarefa de scan agendado para um dispositivo NAS

SINTOMA:

Você deseja que um de seus endpoints faça uma varredura agendada em um dispositivo NAS.

APLICA-SE À:

SOLUÇÃO:

ANTES DE INICIAR:

Identifique um equipamento que possa estar ligado durante o horário  de execução da tarefa agendada.
Identifique uma política existente que você possa alterar para este fim ou clone uma política existente.

PROCEDIMENTO:

1. Efetue login no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.
2. Clique em ‘Políticas’.
3. Clique na política que está aplicada aos computadores alvo desta mudança.
4. Clique no menu ‘Antimalware’ -> ‘Sob demanda’.
5. Pressione o botão ‘Adicionar’ -> ‘Análise de rede’.
6. Na seção ‘Detalhes‘, no campo ‘Nome da tarefa’ informe um nome para sua tarefa de varredura.
BitDefender - Detalhes do agendamento
7. Marque o item ‘Executar a tarefa com prioridade baixa’ se você desejar que o scan rode usando poucos recursos de sistema.
8. Se desejar que o computador desligue após terminar a tarefa marque a caixa ‘Desligar o computador quando a análise terminar’.
9. Na seção ‘Agendador’, Defina o computador que irá realizar a varredura selecionando-o no campo ‘Usar o seguinte scanner’.
10. No campo ‘Data e hora de início’ defina o horário da varredura.
11. No campo ‘Recorrência’ você deve definir quando a tarefa será rodada. Defina a frequência da varredura desejada no campo ‘Agendar tarefa para executar todo’. Alternativamente, você poderá definir no campo ‘Executar tarefa todo’ quais os dias da semana a varredura deve ser executada. Você poderá definir como tratar varreduras quando elas não forem executadas devido ao computador estar desligado ou indisponível marcado a caixa ‘Se o horário de execução agendado for perdido, executar tarefa assim que possível’.
BitDefender - Agendador
13. Clique na aba ‘Opções’.
14. No campo ‘Opções de análise’ clique sobre o item ‘Personalizado‘ e depois no valor ‘Configurações’. Defina as configurações de varredura desejada e as ações a serem tomadas quando um item infectado, suspeito ou rootkit é encontrado.
BitDefender - Configurações de varredura
15. Clique na aba ‘Alvo’. Você precisará informar no item ‘Alvo de análise’ os compartilhamentos que serão varridos. Os caminhos a serem informados poderão ser especificados em duas sintaxes distintas:
  • Caminho UNC: Informe um caminho UNC na sintaxe ‘\\IP-OU-HOST\compartilhamento’. Exemplo: \\10.0.0.254\data ou \\servidor\compartilhamento.
  • Letra de drive mapeada na máquina que executará a varredura: Informe uma unidade de rede mapeada. Exemplo:  G:\.
16. No item ‘Definir credenciais para a análise de arquivos de rede’ informe as credenciais de acesso com poderes de administrador aos volumes disponibilizados pelo dispositivo NAS.
BitDefender - Credenciais de análise
17. Caso deseje criar exclusões para arquivos ou pastas que não devem ser varridos clique em Exclusões -> ‘Use as exclusões definidas na seção regra’ -> ‘Antimalware’ -> ‘Configurações’ para usar as exclusões definidas na política de antimalware. Caso, queira personalizar e definir para o scan caminhos e arquivos personalizados clique na opção ‘Definir exclusões personalizadas para esta análise’ e defina os itens um a um.
18. Pressione o botão ‘Salvar’ para salvar suas configuraçõesA seguir, clique no botão ‘Salvar’ novamente para salvar a política.
19. A política será aplicada aos computadores ou grupos que você definiu como alvo. Se esta é a primeira vez que você está criando ou editando uma política, visite o artigo abaixo para aprender como aplicar a política à grupos de máquinas personalizados, computadores individuais ou unidades organizacionais do Active Directory.
Anterior Criando uma regra de exceção para o anti-exploit
Próxima Criando uma tarefa de varredura agendada.