Resolvendo problemas com a descoberta de rede

Resolvendo problemas com a descoberta de rede

SINTOMA:

Você não está conseguindo fazer com que o descoberta de rede exiba determinados computadores.

APLICA-SE À:

SOLUÇÃO:

VISÃO GERAL:

O utiliza o serviço Computer Browser (Windows em inglês) ou Pesquisador de Computadores (no Windows em português) através dos seus agentes de proteção, respectivamente o BitDefender Endpoint Security e BitDefender Endpoint Security Relay para executar a descoberta de rede. Este serviço nativo do Microsoft Windows é uma tecnologia de rede usada para manter listas atualizadas de domínios, grupos de trabalho e computadores presentes. Ele fornece essas listas aos computadores clientes, mediante solicitação. Computadores detectados por estre serviço podem ser vistos em ‘Meus locais de rede’ ou no ‘Windows Explorer’ ou ainda no prompt de comando usando o comando:

net view

DESCOBERTA DE REDE NO CONSOLE CLOUD:

O BitDefender GravityZone com console na nuvem utiliza o BitDefender Endpoint Security Relay e o BitDefender Endpoint Security para realização do network discovery. Ele solicita ao Windows que realize a descoberta de rede e após a entregue a lista de computadores presentes na rede Microsoft. Após o produto realiza o upload destes dados para o console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.

DESCOBERTA DE REDE NO CONSOLE ON-PREMISE:

O BitDefender GravityZone com console local, realiza automaticamente o network discovery sem necessitar do BitDefender Endpoint Security Relay ou BitDefender Endpoint Security Tools, embora estes executem a descoberta de rede após a instalação, atualização e sincronização.

A DESCOBERTA DE REDE EM REDES IP ISOLADAS:

Se você possui redes redes IP isoladas de forma física ou lógica você precisará implementar o BitDefender Endpoint Security Relay em cada uma destas redes.
Se você está usando o console local do BitDefender GravityZone e possui redes IP isoladas, as quais não podem ser descobertas pelo console de gerenciamento é necessário  a implementação do BitDefender Endpoint Security Relay em cada uma destas redes.

DIAGNÓSTICANDO PROBLEMAS:

De forma a verificar que você realmente possui um problema de descoberta de rede. Veja como verificar:
1. Clique no menu ‘Iniciar’ -> ‘Executar’ -> Digite: cmd e pressione ENTER.
2. Digite o comando:
net view
3. Se nenhum computador é mostrado ou se poucos computadores aparecerem em sua listagem é sinal que você tem um problema com o serviço Microsoft Computer Browser service.

VERIFICANDO REQUERIMENTOS DA DESCOBERTA DE REDE:

1. Serviços ativos e setados para automático em todos os equipamentos:

Windows em Português:

  • Servidor
  • Cliente de DNS
  • Host de dispostivo UPnP
  • Descoberta SSDP
  • Host Provedor de Descoberta de Função

Windows em inglês:

  • Server
  • DNS Client
  • Function Discovery Resource Publication
  • SSDP Discovery
  • UPnP Device Host
2. Os computadores devem pertencer a um grupo de trabalho ou domínio e devem estar conectados a uma rede TCP/IP versão 4. O serviço ‘Computer Browser’ ou ‘Pesquisador de Computadores’ não funciona em redes IPv6.
3. O NetBIOS sobre TCP/IP deve ser ativado nos adaptadores de rede de cada equipamento. Para alterar estas configurações siga estes passos:
a) Abra o Painel de Controle do Windows.
b) Clique em ‘Rede e Internet’.
c) Clique em ‘Central de Rede e Compartilhamento’.
d) Clique em ‘Alterar as configurações do adaptador’.
e) Clique no adaptador com botão direito e escolha ‘Propriedades’.
f) Clique no item ‘Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ e pressione o botão ‘Propriedades’.
g) Pressione o botão ‘Avançado’.
h) Clique na aba WINS. Você terá dois tipos de configuração a saber:
  • Endereços IP atribuídos por DHCP: Se você fornece DHCP através de um servidor DHCP, você deve informar configurações de escopo NETBIOS e indicar um servidor WINS que será responsável pela resolução de nomes na rede Microsoft. O servidor WINS poderá ser uma máquina rodando um servidor Windows Server ou Linux com Samba. Nos adaptadores de rede dos equipamentos não será necessário fazer nada neste caso. O Windows já vem de fábrica setado para configuração padrão conforme imagem a baixo.
  • Endereços IP fixos: Neste caso você precisará alterar as configurações do adaptador de rede no Windows. Você precisará setar o endereço IP do servidor WINS e também marcar a opção ‘Ativar NetBIOS sobre TCP/IP’ nas configurações avançadas do adaptador na aba WINS.
Network Discovery
4. Firewall local deve permitir o tráfego NetBIOS e o compartilhamento de arquivos. (Porta 445 tcp).
5. O serviço de compartilhamento de arquivos/impressoras para redes Microsoft deve ser ativado em todos os adaptadores de rede de todos os computadores.
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6. Em ambientes com múltiplos domínios, recomenda-se a criação de relações de confiança entre domínios para que os computadores podem acessar listas de procura de outros domínios. Consulte o artigo do Microsoft Technet para comprender quais são os tipos de relação de confiança e qual deles encaixa-se no seu perfil:
7. Recomenda-se a utilização de um servidor Windows Internet Name Service (WINS) para ordenar a resolução de nomes dentro da rede local. Consulte o artigo do Microsoft Technet para aprender a instalar um servidor WINS no Windows Server:

FATOS SOBRE O NETWORK DISCOVERY QUE VOCÊ PRECISA SABER:

  • Funciona independente do Microsoft Active Directory.
  • Executa exclusivamente através de redes IPv4 e opera de forma independente dentro das fronteiras de um grupo LAN (grupo de trabalho ou domínio).
  • A lista de computadores é compilada e mantida por cada grupo de trabalho.
  • A comunicação é feita via NetBIOS sobre TCP/IP (NetBT).
  • Recomenda-se a ter um Windows Internet Name Service (WINS).
  • Não está habilitado por padrão no Windows Server 2008 e 2008 R2.