Tutorial de criação e configuração de console de cliente

SINTOMA:

Você é um revendedor BitDefender e precisa criar um console de parceiro.

APLICA-SE À:

SOLUÇÃO:

VISÃO GERAL:

Este tutorial visa ensinar ao revendedor BitDefender o processo de criação de console de cliente final através do console de parceiro BitDefender.

FASE 1: NOTIFICANDO O CLIENTE

Envie um e-mail para seu cliente ou contate-o por telefone e oriente-o a ignorar e-mails vindos da BitDefender contendo credenciais de acesso ao console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.
O motivo desta ação é que o console do BitDefender GravityZone envia as credenciais de acesso por e-mail usando uma senha automaticamente gerada. Neste tutorial nós configuraremos a senha de acesso de nossa preferência para que o revendor possa apoiar seu cliente durante o período de testes do produto.

FASE 2: CRIAÇÃO DA CONSOLE CLIENTE

1. Efetue login na console de parceiro do BitDefender GravityZone.
2. Clique no menu ‘Empresas’ -> botão ‘Adicionar’.
3. Informe no item ‘Detalhes da nova empresa’ os seguintes detalhes do cliente:
  • Nome da empresa: O nome da empresa.
  • Endereço: O endereço da empresa.
  • País: O país da empresa.
  • Telefone: Telefone de contato.
  • Logo: Informe o logo do cliente com tamanho de 200×30 pixels.
  • Tipo: Selecione o valor ‘Cliente’.
Marque a opção ‘Aplicação de Autenticação de dois fatores’, caso você esteja consciente que para tal, é necessário a presença de um smartphone com Android/IOS no momento do login no console do BitDefender. Essa função habilita uma senha adicional para o login. Caso no momento você não esteja de posse do seu celular, não será possível realizar o login.
4. Na sessão ‘Licença’ defina o valor da caixa ‘Tipo’ de acordo com a utilização que você deseja dar ao console:
  • Trial [Avaliação]:  Destina-se a trials de 30 dias. Posteriormente para licenciar basta inserir a chave.
  • Licença: Destina-se à clientes licenciados.
5. Marque a caixa ‘Adicionar nova conta’. Informe os seguintes itens:
  • E-mail: Informe a conta de e-mail que será usada para fins de login. Ela deve ser uma conta de e-mail válida.
  • Nome completo: Informe o nome completo do cliente.
  • Fuso horário: Informe o fuso horário do cliente.
  • Idioma: Informe o idioma usado pelo cliente.
6. A conta é criada.
7. Clique no menu ‘Contas’ e filtre o cliente na caixa ‘Empresa’. Dê um clique sobre a conta.
8. Informe a senha de acesso do cliente e pressione ‘Salvar’.
9. Efetue o logout do console de parceiro.

FASE 3: CONFIGURAÇÃO DA CONSOLE DO CLIENTE

A configuração mostrada abaixo segue as boas práticas da BitDefender. Siga o procedimento abaixo:
1. Efetue login no console do cliente previamente criado.
2. Aceite os termos da licença clicando no botão ‘Eu aceito’.
3. Marque na janela ‘Passos essenciais’ a caixa  ‘Não mostre isto novamente’.
4. Clique no menu ‘Rede’ -> pasta ‘Computadores e grupos’.
5. Iremos criar os seguintes grupos padrão:
  • Disabled: Este grupo receberá uma política que desativa todas as funcionalidades do agente BitDefender. Computadores que forem arrastados para esta pasta terão todos os módulos de proteção desligados. Ao serem arrastados para pasta de origem suas funções serão recuperadas. Criaremos uma política especial para esta pasta. Esta funcionalidade é ideal para fins de testes ou debug de detecções.
  • Relay: Este grupo receberá computadores com BitDefender Endpoint Security Relay, um agente especial que além da proteção executa tarefas de servidor de atualizações, descoberta de rede, instalações remotas, aplicação de upgrades de versão e patches. Criaremos uma política especial para este grupo.
  • Servers: Este grupo receberá servidores Windows e Linux os quais terão uma política especialmente criada para este grupo. Note que você poderá criar sub-grupos abaixo desta pasta de forma a organizar os servidores de acordo com as necessidades do cliente.
  • Workstations: Este grupo receberá estações de trabalho Windows, MAC e Linux os quais terão uma política especialmente criada para este grupo. Note que você poderá criar sub-grupos abaixo desta pasta de forma a organizar os servidores de acordo com as necessidades do cliente.
Para criar os grupos basta clicar no botão ‘Adicionar’, informar o nome do grupo e pressionar o botão ‘Salvar’. O resultado esperado é visto abaixo:
6. Clique no menu ‘Rede-> Pacotes’. Iremos criar os pacotes para instalação remota. Serão criados dois pacotes:
  • BitDefender Endpoint Security Tools: Agente para estações de trabalho Windows, Linux ou MAC e servidores com Windows ou Linux.
  • BitDefender Endpoint Security Relay: Agente para estações de trabalho Windows, Linux e MAC ou servidores com Windows ou Linux que possui a função relay que permite servir vacinas, upgrades, realizar a descoberta de rede e fazer instalações remotas.
Siga os procedimentos abaixo para criar os pacotes:
Se você estiver vendendo uma versão ‘Advanced Security’ e se o clilente possuir um servidor Microsoft Exchange que deva ser protegido, crie o pacote do BitDefender Endpoint Security for Microsoft Exchange seguindo as mesmas orientações do artigo:
  • ‘Criando um pacote do BitDefender Endpoint Security’ porém adicionando a função ‘Proteção do Exchange’.
7. Clique no menu ‘Políticas’. Iremos criar as seguintes politicas:
  • Disabled: Esta política será aplicada a pasta ‘Disabled’ do menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’. Ela desativará todas as funcionalidades do agente BitDefender. Computadores que forem arrastados para esta pasta terão todos os módulos de proteção desligados. Ao serem arrastados para pasta de origem suas funções serão recuperadas. Isto é muito útil para fins de teste ou debug de problemas.
  • Relay:  Esta política será aplicada a pasta ‘Relay’ do menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’. Ela visa regular o comportamento do BitDefender Endpoint Security Relay.
  • Servers: Esta política será aplicada a pasta ‘Servers’ do menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’. Ela destina-se a regular o comportamento de servidores Linux e Windows.
  • Workstations:  Esta política será aplicada a pasta ‘Workstations’ do menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’. Ela destina-se a regular o comportamento de estações de trabalho Windows, Linux e MAC.
  • Exchange: Esta pasta só será criada se o cliente adquiriu uma versão Advanced Security do BitDefender GravityZone. Ela irá regular o comportamento de servidores com Microsoft Exchange protegidos.
Não será explicado neste artigo os detalhes de cada opção da política, se você precisar de informações detalhadas consulte manual do produto disponível no menu ‘Bem-vindo(a)’ -> ‘Ajuda e suporte’.

POLÍTICA 1: DISABLED

1. Estando logado no console de gerenciamento do ‘BitDefender GravityZone’, clique no menu ‘Políticas’ e clique no botão ‘Adicionar’.
2. Clique no menu ‘Geral’ -> ‘Detalhes’.
3. Informe o nome no campo ‘Nome’ o nome da política, a chamaremos de  ‘Desativado’.
4. Desative todos as opções existentes em cada um dos menus da política.
5. Pressione o botão ‘Salvar’.

POLÍTICA 2: WORKSTATIONS

1. Estando logado no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone, clique no menu ‘Políticas’ e clique no botão ‘Adicionar’.
2. Clique no menu ‘Geral’ -> ‘Detalhes’.
3. Informe o nome da política no campo ‘Nome’. Defina o nome da política na caixa ‘Nome’, a chamaremos de  ‘Workstations’.
4. Clique no menu ‘Geral’ -> ‘Notificações’ e marque os seguintes itens:
  • Mostrar ícone na área de notificação: Marcado.
  • Visibilidade de problemas do endpoint: Marcado.
5. Clique no Menu ‘Notificações’, marque a opção ‘Visibilidade de Problema do Endpoint’ e expanda a opção ‘Mostrar Configurações Modulares’, defina os seguintes conforme imagema abaixo:
6. Pressione o botão ‘Salvar’.

POLÍTICA 3: SERVIDORES

1. Estando logado no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone, clique no menu ‘Políticas’.
2. Marque a política ‘Workstations‘ e clique no botão ‘Clonar Regra’.
3. No campo ‘Nome’ informe o nome da política, a chamaremos de ‘Servers’.
4. No menu ‘Firewall’ -> ‘Geral’, desmarque o item ‘Firewall’.
5. No menu ‘Proteção de rede’ -> ‘Controle de Conteúdo’, desmarque o item ‘Controle de acesso à web’.
6. Pressione o botão ‘Salvar’.

POLÍTICA 4: RELAY

1. Estando logado no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone, clique no menu ‘Políticas’.
2. Marque a política ‘Servers‘ e clique no botão ‘Clonar Regra’.
3. No campo ‘Nome’ informe da política, a chamaremos de ‘Relay’.
4. Pressione o botão ‘Salvar’.

FASE 4: APLICANDO A POLÍTICA

O objetivo desta sessão é aplicar as políticas criadas aos grupos correspondentes existentes no menu ‘Rede’.
Você irá aplicar a política ‘Workstations’ à pasta ‘Workstation’, a política ‘Servidores’ ao grupo ‘Servidores’ e assim por diante. Siga o procedimento abaixo:
1. Clique no menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’.
2. Marque o grupo alvo.
3. Clique no botão ‘Atribuir Política’.
4. Selecione a política na caixa ‘Atribuir o seguinte modelo de regra’.
5. Pressione o botão ‘Terminar’.

FASE 5: ELABORE UM E-MAIL PARA SEU CLIENTE

Envie as instruções para acesso ao console à seu cliente e tenha o cuidado de indicar ao mesmo que os manuais situam-se no menu ‘Bem-vindo(a)’ -> ‘Ajuda e suporte’.
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