Configurando a política de antispam da proteção de Exchange

SINTOMA:

Você precisa configurar a política de antispam da Proteção de Exchange.

APLICA-SE À:

SOLUÇÃO:

PROCEDIMENTO:

1. Efetue login no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.
2. Clique no menu ‘Políticas’.
3. Clique no botão ‘Adicionar’ para adicionar uma política ou se desejar alterar uma política existente, clique sobre ela.
4. Configure todos os itens da política conforme suas necessidades, exceto ‘Proteção de Exchange‘ o qual será objeto deste artigo.
5. Clique no menu ‘Proteção de Exchange’.
6. Clique no sub-menu ‘Antispam’.
7. Marque a caixa ‘Filtro Antispam’.
8.  Clique no botão ‘Configuração’ ao lado do item ‘Filtro Antispam’. Neste item você poderá configurar listas de RBL tais como Spamcop, Spamhaus e outras. Na caixa ‘Endereço de IP DNS’ informe um endereço de IP do servidor de DNS que irá processar consultas contra os serviços de RBL escolhidos.  Informe um tempo  um valor padrão para consultas de DNS com tempo de limite esgotado na caixa ‘Tempo esgotado de solicitação DNS (milisegundos)’.  A seguir na caixa ‘Servidor RBL’ informe o nome de host do servidor RBL que deseja consultar, na caixa ‘Nível de confiança (%)’ informe o percentual de confiança no host informado e pressione o botão ‘Adicionar’. Após ter terminado de adicionar, pressione botão ‘Salvar’.
BitDefender - Proteção de Exchange - Antispam
9. Você poderá adicionar endereços de e-mail à lista branca, clicando sobre o item ‘Lista segura’. Adicione os endereços de e-mail separando-os com ponto e vírgula.
10.  Você poderá visualizar a política padrão de antispam, a qual consiste em varrer todos os e-mails de entrada e saída.  Você poderá alterar a política padrão denominada ‘Default rule’ clicando sobre a mesma ou adicionar uma nova política direcioná-la a grupos específicos ou customizar suas configurações. As políticas são aplicadas seguindo a priorização definida no campo ‘Prioridade’. Você poderá a qualquer momento alterar a prioridade usando os botões ‘Para cima’ e ‘Abaixo’.  Neste exemplo, vamos criar uma nova política afim de ilustrar todas as opções existentes, logo, clique no botão ‘Adicionar’.
BitDefender - Proteção de Exchange - Antispam
11.  A janela ‘Nova regra de filtragem de antispam’ é aberta. Defina o nome da regra na caixa ‘Nome da regra’ e marque o item ‘Ativo’ para ativar a regra.
12. Na seção ‘Escopo de regras’ você poderá definir se o alvo da regra e opções de análise de antispam. Na caixa ‘Aplicar para (direção)’ você poderá definir a direção do tráfego ao qual a regra deve ser aplicada. As opções são:
  • Todos os e-mails: Todo tráfego de entrada e saída de e-mails.
  • E-mails internos: Somente entrega local de mensagens.
  • E-mails de saída: Somente e-mail de saída.
13. Na caixa ‘Remetentes’ você poderá definir os remetentes alvo de uma regra. Se você definir o valor ‘Qualquer’ você estará aplicando a regra a qualquer remetente.  Alternativamente,  se definir o valor Específico poderá escolher um grupo previamente criado no menu ‘Geral’.
14. Na caixa ‘Destinatários’ você poderá definir os destinatários alvo de uma regra. Se você definir o valor ‘Qualquer’ você estará aplicando a regra a qualquer remetente.  Alternativamente,  se definir o valor ‘Específico’ poderá escolher um grupo previamente criado no menu ‘Geral’.
15. Na seção ‘Configurações’ informe o nível de agressividade a ser adotado pelo antispam. Os níveis são:
  • Agressivo: Esta opção irá eliminar a maioria dos spam, mas pode produzir falsos positivos (e-mails legítimos incorretamente rotulados como spam). Use isto, somente se você recebe volumes elevados de spam.
  • Normal: Esta é a configuração recomendada. Ela bloqueará a maior parte do spam evitando alarmes falsos (e-mails legítimos incorretamente classificados como spam).
  • Permissivo: Esta configuração deixará que a maior parte dos e-mails passe. Recomendado se você costuma receber uma grande quantidade de e-mails comerciais legítimos. Poderá produzir falso negativos (spams classificados como e-mails verdadeiros).
BitDefender - Proteção de Exchange - Antispam
16. No item Filtros selecione os filtros que deseja aplicar aos e-mails:
  • Asiáticos: Filtra e-mails contendo caracteres asiáticos no corpo do texto e no assunto.
  • Cirílico: Filtra e-mails contendo caracteres cirílicos no corpo do texto e no assunto.
  • Conteúdo sexualmente explícito: Filtra e-mails contendo pornografia e sexo explícito.
  • URL: Filtra URLs existentes no corpo de cada e-mail.
  • Lista RBL: Filtra usando listas de RBL definidas no item Configurações.
  • Heurística: Usa varredura heurísitica de spam para analisar os e-mails.
  • Nuvem: Requisita aos serviços de nuvem da BitDefender para analisar os itens usando uma base de dados on-line de fingerprints conhecidos. Este item fornece melhor proteção contra ataques de dia zero.
BitDefender - Proteção de Exchange - Fitros
17. No item ‘Opções’ deixe desmarcado o item Verifique as conexões validadas, pois conexões que não puderem ser validadas poderão ser ignorados.
18.  No item ‘Ações’ informe a ação primária a ser executada quando um item for encontrado. As ações disponíveis são:
  • Entregar e-mail:  Entrega o e-mail, mesmo que ele tenha sido marcado como spam.
  • E-mail de quarentena: Coloca itens com detecção positiva de spam na quarentena.
  • Redirecionar e-mail para: Redireciona itens com detecção positiva para spam para outra conta.
  • Rejeitar / Apagar e-mail: Rejeita e apaga e-mails com detecção positiva para spam.
19.  Selecione no item Ação secundária uma ação a ser tomada em caso de falha da ação primária. As opções podem variar de acordo com o item selecionado na caixa Ações. As ações disponíveis são:
  • Integre com o Exchange SCL: Adiciona um cabeçalho ao email de spam, permitindo o Exchange Server ou Microsoft Outlook possa agir de acordo com o mecanismo de nível de confiança de spam (SCL).
  • Marcar o assunto do e-mail como: Você pode adicionar uma tag ao assunto do e-mail para ajude os usuários a localizar e criar filtros para os emails detectados como spam em seus clientes de correio.
  • Adicionar um cabeçalho de email:  Permite adicionar um cabeçalho aos e-mails detectados como spam. Você poderá informar no campo Nome do cabeçalho e Valor do cabeçalho seu respectivo nome e valor. Ex: BitDefender e X-BitDefender. Isto permite aos usuários a criação regras de filtragem em seus leitores de correio para filtrar seus spams.
  • Salvar e-mail para o disco: Salva uma cópia do email detectado como spam pasta especificada. Forneça o caminho absoluto da pasta no campo correspondente.
  • Arquivar para conta: Permite encaminhar o e-mail detectado como spam para uma conta especificada.

20. Por padrão, quando um email corresponde ao escopo da regra, ele é processado usando unicamente esta regra, não sendo verificado por outras regras disponíveis. Se você desejar continuar a verificar contra as outras regras criadas por você, desmarque a caixa de seleção ‘Parar de processar mais regras’.

BitDefender - Proteção de Exchange - Ações
21. Pressione o botão Salvar para salvar sua política de antispam.

Se esta é a primeira vez que você está criando ou editando uma política, visite o artigo abaixo para aprender como aplicar a política à grupos de máquinas personalizados, computadores individuais ou unidades organizacionais do Active Directory.

22. A política será aplicada aos computadores ou grupos alvo.
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