Configurando a política de filtragem de anexos da proteção de Exchange

SINTOMA:

Você precisa de orientações sobre como implementar o BitDefender GravityZone On-premise.

APLICA-SE À:

SOLUÇÃO:

PROCEDIMENTO:

1. Efetue login no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.
2. Clique no menu ‘Políticas’.
3. Clique no botão ‘Adicionar’ para adicionar uma política ou clique sobre a política existente.
4. Configure todos os itens da política conforme suas necessidades.
5. Clique no menu ‘Proteção de Exchange’.
6. Para implementar uma política de filtragem de anexos, marque a caixa ‘Filtragem de anexos’.
7. Clicando no item ‘Configurações’ você poderá definir uma mensagem a ser exibida para o usuário final quando um anexo for deletado pelo BitDefender.  Após alterá-la pressione o botão ‘Save’ para salvar.
8. Clique no item ‘Exclusões’, neste item você poderá definir uma lista branca de remetentes e destinatários confiáveis. Digite o endereços de e-mail de remetentes confiáveis na caixa ‘Remetentes Confiáveis’ separando-os com ponto e vírgula. Se houver e-mails de destinatários para incluir na lista de exceção, digite-os na caixa ‘Destinatários Confiáveis’.  Se desejar que o filtro de anexos verifique a reputação de um destinatário e exclua automaticamente o item da lista, caso ela não possua uma qualificação adequada, marque a caixa ‘Excluir e-mail do filtro somente se todos os destinatários forem confiáveis’. Pressione o botão ‘Salvar’ para salvar a lista de exceções.

9. Para adicionar uma nova regra pressione botão ‘Adicionar’.

BitDefender - Proteção de Exchange - Anexos
10. A janela ‘Nova regra de filtragem de filtro de anexo’ é aberta. Defina o nome da regra na caixa ‘Nome da regra’ e marque o item ‘Ativo’ para ativar a regra.
11. Na seção ‘Escopo de regras’ você poderá definir se o alvo da regra e opções de análise de antispam.
Na caixa ‘Aplicar para (direção)’ você poderá definir a direção do tráfego ao qual a regra deve ser aplicada. As opções são:
  • Todos os e-mails: Todo tráfego de entrada e saída de e-mails.
  • E-mails internos: Somente entrega local de mensagens.
  • E-mails de saída: Somente e-mail de saída.
12. Na caixa ‘Remetentes’ você poderá definir os remetentes alvo de uma regra. Se você definir o valor ‘Qualquer’ você estará aplicando a regra a qualquer remetente.  Alternativamente,  se definir o valor ‘Específico’ poderá escolher um grupo previamente criado no menu ‘Geral’.
13. Na caixa ‘Destinatários’ você poderá definir os destinatários alvo de uma regra. Se você definir o valor ‘Qualquer’ você estará aplicando a regra a qualquer remetente.  Alternativamente,  se definir o valor ‘Específico’ poderá escolher um grupo previamente criado no menu ‘Geral’.
BitDefender - Proteção de Exchange - Anexos

14. Na seção ‘Configurações’ você poderá definir as regras de filtragem de anexos à saber:

a. Você pode filtrar anexos de e-mail por tipo de arquivo marcando a caixa ‘Detectar por Tipo de Conteúdo’ ou pelo nome do arquivo ou extensão marcando a caixa ‘Detectar por Nome de Arquivo’.

Ao selecionar o item ‘Detectar por tipo de conteúdo’ você será solicitado a marcar quais tipos de arquivo deseja bloquear e poderá definir extensões personalizadas marcando a caixa ‘Extensões personalizadas’ e digitando as extensões de arquivo que deseja bloquear. Você deverá indicar logo abaixo como deseja que a regra seja aplicada escolhendo entre duas opções:

  • Somente as seguintes categorias: Marcando essa opção você estará dizendo ao filtro de anexo que somente os tipos de arquivo marcados  serão contemplados no bloqueio.
  • Tudo exceto as seguintes categorias: Marcando esta opção você estará dizendo ao filtro de anexo que somente os tipos de arquivos selecionados não deverão ser considerados no bloqueio de anexos.
Ao selecionar o item ‘Detectar por nome de arquivo’ permitirá você detectar as extensões informadas mesmo que elas estejam armazenadas em um arquivo .zip.
b. Marque a caixa ‘Habilitar detecção de tipos de arquivos verdadeiros’ para verificar os cabeçalhos de cada arquivo e identificar corretamente o tipo de arquivo, mesmo que a extensão tenha sido modificada com propósitos maliciosos.
c. Marque a caixa ‘Analisar dentro dos arquivos compactados‘ para permitir que arquivos compactados sejam analisados.
d. Defina a profundidade da análise no item ‘Profundidade máxima de pasta (níveis)’.
BitDefender - Proteção Exchange - Anexos
15. Informe no item Ação a ação a ação primária a ser tomada quando um item é detectado. São elas:
  • Entregar e-mail:  Entrega o e-mail, mesmo que ele tenha sido marcado como spam.
  • E-mail de quarentena: Coloca itens com detecção positiva de spam na quarentena.
  • Redirecionar e-mail para: Redireciona itens com detecção positiva para spam para outra conta.
  • Rejeitar / Apagar e-mail: Rejeita e apaga e-mails com detecção positiva para spam.
16.  Selecione no item ‘Ação secundária’ uma ação a ser tomada em caso de falha da ação primária. As opções podem variar de acordo com o item selecionado na caixa ‘Ações’. As ações disponíveis são:
  • Marcar o assunto do e-mail como: Você pode adicionar uma tag ao assunto do e-mail para ajude os usuários a localizar e criar filtros para os emails detectados como spam em seus clientes de correio.
  • Adicionar um cabeçalho de email:  Permite adicionar um cabeçalho aos e-mails detectados como spam. Você poderá informar no campo ‘Nome do cabeçalho’ e ‘Valor do cabeçalho’ seu respectivo nome e valor. Ex: BitDefender e X-BitDefender. Isto permite aos usuários a criação regras de filtragem em seus leitores de correio para filtrar seus spams.
  • Salvar e-mail para o disco: Salva uma cópia do email detectado como spam pasta especificada. Forneça o caminho absoluto da pasta no campo correspondente.
  • Arquivar para conta: Permite encaminhar o e-mail detectado como spam para uma conta especificada.
17. Por padrão, quando um email corresponde ao escopo da regra, ele é processado usando unicamente esta regra, não sendo verificado por outras regras disponíveis. Se você desejar continuar a verificar contra as outras regras criadas por você, desmarque a caixa de seleção ‘Parar de processar mais regras’.
BitDefender - Proteção de Exchange - Anexos
18. Pressione o botão ‘Salvar’ para salvar sua regra.
19. Pressione o botão ‘Salvar‘ para salvar a política.
20. A política será aplicada aos computadores ou grupos alvo.
Se esta é a primeira vez que você está criando ou editando uma política, visite o artigo abaixo para aprender como aplicar a política à grupos de máquinas personalizados, computadores individuais ou unidades organizacionais do Active Directory.
Anterior Configurando a política de antispam da proteção de Exchange
Próxima Configurando a política de filtro de conteúdo da proteção de Exchange