Criando um pacote do BitDefender Endpoint Security Tools com sincronização via Relay

SINTOMA:

 

Você precisa criar um pacote do BitDefender Endpoint Security Tools para usar o BitDefender Endpoint Security Relay como gateway para a sincronização de políticas, licenças e status.

 

APLICA-SE À:

 

BitDefender GravityZone cloud.

 

SOLUÇÃO:

 

SINCRONIZAÇÃO USANDO O RELAY COMO GATEWAY:

Por padrão todos os computadores sincronizam licenças, políticas e reportam seu status diretamente para o console de gerenciamento. Entretanto, é possível modificar este comportamento para que o relay passe à atuar como gateway para este tipo de comunicação. Desta forma, ele passa a atuar como um proxy de conexões. Ele recebe as demandas dos agentes presentes na rede local e as envia usando a porta 7076 tcp para console cloud ou on-premise.

Este artigo explica como criar um pacote do BitDefender Endpoint Security Tools para usar o relay como gateway de sincronização de políticas, licenças e status.

Nota: Isto nada tem haver com o tráfego de atualizações de vacina e versão do agente

 

MIGRANDO AMBIENTES INSTALADOS DA FORMA TRADICIONAL:

Execute a desinstalação de todos os BitDefender Endpoint Security Tools da rede que você estiver migrando via console de gerenciamento e instale o novo pacote via console também.

 

ANTES DE INICIAR:

  • É obrigatória a instalação do BitDefender Endpoint Security Relay antes de qualquer instalação do BitDefender Endpoint Security ou BitDefender Endpoint Security Tools.

 

PROCEDIMENTO:

1. Efetue login no console do BitDefender GravityZone.

2. Clique no menu ‘Rede’ -> ‘Pacotes’.

3. Clique no botão ‘Adicionar’ para criar um pacote de instalação.

4. Informe o nome na caixa ‘Nome’

5. Informe uma descrição na caixa ‘Descrição’

6. No campo ‘Idioma’ informe o idioma do ‘BitDefender Endpoint Security’

7. Marque o módulo ‘Relay‘ e os demais módulos que você deseja implementar. Para entender o que são os módulos de segurança do BitDefender Endpoint Security Tools visite o artigo abaixo:

 

8. No item ‘Modo de análise’ defina o perfil do motor de varredura do BitDefender Endpoint Security. Os perfis de varredura são:

  • Automático: BitDefender decide automaticamente baseado no perfil de hardware qual modelo de varredura será adotado.
  • Central scanning (análise central): Esquema de varredura espacial para ambientes virtualizados. Ele propicia 30% redução de carga de CPU, I/O e memória. É necessário implementar em cada host hospedeiro um virtual appliance que fará a varredura a partir de um único ponto. Este appliance deve possui endereçamento IP fixo. Após cria-se um pacote do BitDefender Endpoint Security Tools que aponta para o endereço IP deste virtual appliance.
  • Hybrid scanning (Análise hibrida): Esquema de varredura ideal para computadores com baixa performance. Combina a proteção com motor de antivírus na nuvem e local.
  • Local scanning (Análise local): Local scan para computadores que estão dentro do requerimento de hardware do BitDefender Endpoint Security Relay.

 

9. No item ‘Configurações’ você poderá definir os seguintes itens:

  • Scan before installation: Realiza um escaneamento completo antes de instalar. Note que isto torna a instalação mais demorada.
  • Use custom installation path: Permite especificar um caminho alternativo para instalação. Ex: “D:BitDefender Endpoint Security”.
  • Set uninstall password: Permite definir uma senha para proteção contra desinstalação.
  • Use custom folders: Função usada pelo console de parceiro BitDefender que permite escolher a pasta e o cliente onde o cliente irá aparecer após instalado.

 

 10. No item ‘Implementador’ você irá definir que a sincronização deverá usar o relay como gateway:

  • Conectar à: Define a quem o BitDefender Endpoint Security Tools irá se reportar para fins de status, política e licenciamento. Escolha “Endpoint Security Relay” para reportar-se ao relay. A seguir clique sobre o relay que será o gateway das sincronizações.
  • Usar proxy para comunicação: Marque este item se você usa um servidor proxy autenticado. Informe o endereço IP do servidor proxy, porta e credenciais de autenticação.

 

10. Pressione o botão “Salvar” .