How Can We Help?
Debugando agentes com antimalware expirado
SINTOMA:
Quando você clica sobre um endpoint no console de gerenciamento e clica na aba ‘Proteção’ o status do antimalware é mostrado como expirado. Olhando diretamente no endpoint você observa que o módulo está de fato sendo mostrado como expirado.
APLICA-SE À:
- BitDefender GravityZone cloud.
- BitDefender GravityZone on-premise.
SOLUÇÃO:
VISÃO GERAL:
Quando você instala o BitDefender Endpoint Security Tools (BEST) ele faz download da licença do console de gerenciamento da solução. Se existir conectividade de internet, rede e houverem licenças disponíveis o endpoint ativará automaticamente todos os seus módulos (incluindo o antimalware). Entretanto, quando uma destas condições não for satisfeita você irá observar que o antimalware é mostrado como expirado.
PROCEDIMENTO:
Este tipo de problema pode ter diferentes causas à saber:
1. PROBLEMA DE CONECTIVIDADE:
O sites e portas usados pelo BitDefender GravityZone não estão liberados no firewall ou proxy ou filtro de conteúdo ou IDS ou outro ativo de rede que a empresa utiliza. Neste cenário, o produto não conseguiu baixar a licença do console e não ativou o antimalware.
Verifique se os sites, portas e URLS usados pelo produto estão devidamente liberados:
CONSOLE CLOUD:
CONSOLE ON-PREMISE:
2. PROBLEMA DE DNS:
Este problema também pode ser causado por DNS, neste cenário o DNS usado pela estação não é capaz de resolver os nomes dos servidores da BitDefender na nuvem ou ainda do console on-premise (se você usa este tipo de implementação do produto). Neste cenário, o endpoint não consegue baixar a licença do servidor de licenças on-premise ou na nuvem porque não consegue resolver o nome do servidor.
Verifique se a resolução de nomes está funcionando:
CONSOLE CLOUD:
– Execute o teste de DNS (item número 3) do teste de conectividade abaixo de forma a verificar se você está conseguindo resolver os nomes dos servidores da BitDefender:
Solução: em caso de problemas experimente verificar o seguinte.
– Se a rede é baseada em grupos de trabalho e não existe um servidor de DNS local, experimente trocar o servidor de DNS usado pela estação de trabalho.
– Se a rede for com Active Directory e a estação aponta o DNS para ele verifique se o servidor de DNS local atachado ao AD possui encaminhadores. Siga as instruções do artigo abaixo:
CONSOLE ON-PREMISE:
– Se você usa o console on-premise, garanta que você tem uma entrada de DNS para o console de gerenciamento do BitDefender e que todos os computadores sejam capazes de resolver o nome atribuído a ele.
3. PROBLEMA DE LICENÇA:
Se você excedeu o número de licenças compradas. Neste cenário, quando você instalar novos endpoints eles ficarão com status do antimalware como expirado.
CONSOLE CLOUD:
Se você excedeu o número de licenças, então o endpoint mesmo que receba a política não será capaz de usá-la. Visite o console de gerenciamento do BitDefender GravityZone, clique no menu ‘Bemvindo(a)…’, localizado no canto superior direito e escolha ‘Minha empresa’.
Verifique como está a alocação de suas licenças, se você tiver itens no campo ‘Unlicensed’ esteja certa de verificar se você não tem endpoints que foram formatados e o antivírus não foi devidamente desinstalado. Saiba que estes agentes continuarão a existir no console e a alocar licenças. Nestes casos, para dar baixa da licença, é necessário apagar estes computadores e purgar do console de gerenciamento.
Existe também a possíbilidade que você possua máquinas que deixaram de ser usadas. Neste caso procure por computadores no console que não são vistos a muito tempo pelo console.
Finalmente, é possível que você realmente tenha excedido o total de licenças adquiridas e precise comprar mais unidades. Neste caso contate nosso departamento comercial através do endereço comercial@lnx-it.inf.br.
CONSOLE ON-PREMISE:
Se você excedeu o número de licenças, então o endpoint mesmo que receba a política não será capaz de usá-la. Visite o menu ‘Licença’ e veja se você não excedeu o limite das licenças em uso.
Existe também a possíbilidade que você possua máquinas que deixaram de ser usadas. Neste caso procure por computadores no console que não são vistos a muito tempo pelo console.
Finalmente, é possível que você realmente tenha excedido o total de licenças adquiridas e precise comprar mais unidades. Neste caso contate nosso departamento comercial através do endereço comercial@lnx-it.inf.br.
4. PROBLEMA DE PREPARO DE INSTALAÇÃO:
Antes de instalar o BitDefender é necessário preparar os computadores para receber a instalação do produto. Este preparo consiste do seguinte:
Consulte os procedimentos de preparo de instalação no artigo abaixo:
Imporante:
quando a UAC está ativada durante a instalação, componentes importantes do produto não são registrados causando comportamentos indesejados.
CASO TENHA DIFICULDADE DE IDENTIFICAR O PROBLEMA:
1. Nos informe quem é o cliente e o nome do endpoint com problema.
2. Colete informações do endpoint usando o BitDefender Support Tool usando poderes de administrador.
3. Nos envie através do WeTransfer uisando este método:
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