Orientações para implementação do BitDefender GravityZone Cloud

SINTOMA:

Você precisa de orientações sobre como implementar o BitDefender GravityZone Cloud.

APLICA-SE À:

BitDefender GravityZone cloud.

SOLUÇÃO:

SOBRE AS VERSÕES DE TESTE DO BITDEFENDER GRAVITYZONE

São características das versões de teste:

ACESSO AO CONSOLE DE GERENCIAMENTO DO BITDEFENDER GRAVITYZONE

O console de gerenciamento do BitDefender GravityZone está acessível na seguinte URL:
https://gravityzone.bitdefender.com

Clique no botão abaixo para acessar o console:

COMO ALTERAR A SENHA DO CONSOLE DE GERENCIAMENTO

Após receber o e-mail com instruções de acesso da Lnx-IT ou de um de nossos parceiros, você deve alterar sua senha logo após efetuar login no console de gerenciamento:

1. Efetue login no console de gerenciamento do BitDefender GravityZone.
2. Clique no menu do canto superior direito e escolha o item ‘Bemvindo(a), …’.
3. Clique no sub-menu ‘Minha conta’.
4. Clique no link ‘Mudar a senha’ localizado abaixo do campo ‘E-mail’.
5. Altere sua senha e pressione o botão ‘Salvar’.
6. Pressione o botão ‘Salvar’ novamente.

IMPORTANTE:

A não alteração da senha pode comprometer sua segurança. Esteja certo de realizar este procedimento o quanto antes possível.

MIGRAÇÃO A PARTIR DE VERSÕES ANTIGAS

Caso você esteja migrando de uma versão antiga do BitDefender (Small Office Security, Client Security, Business Security ou Corporate Security) siga estes passos:

OBTENDO AJUDA PARA INSTALAÇÃO

A Lnx-IT oferece suporte técnico via e-mail, telefone  ou assistência remota para clientes que estejam testando o BitDefender GravityZone:

ARQUITETURA DA SOLUÇÃO:

A arquitetura do BitDefender GravityZone cloud edition possui as seguintes características:

CONSOLE WEB:

Console web na nuvem é compatível com computadores e dispositivos mobile. Ela permite gerir computadores protegidos a partir de um único ponto, mesmo que eles estejam geograficamente distantes. Todo gerenciamento é feito através da internet usando conexão segura com criptografia alta.

BITDEFENDER ENDPOINT SECURITY TOOLS:

O BitDefender Endpoint Security Tools (BEST) é o agente unificado do BitDefender Gravityzone. Ele protege estações de trabalho Windows e MAC e servidores com Windows Server e Linux. O agente possui diversos módulos de segurança a saber:

ADDONS DO BITDEFENDER GRAVITYZONE:

BitDefender GravityZone possui os seguintes addons licenciados separadamente e por máquina que podem ser adquiridos a qualquer tempo para melhorar sua proteção.

COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO

A comunicação segue regras simples a saber:

IMPLEMENTANDO AGENTES EM AMBIENTES FÍSICOS

1. Libere os sites e URLS usados pelo BitDefender GravityZone no seu firewall ou proxy:
2. Identifique em sua rede um computador com Microsoft Windows para instalar o BitDefender Endpoint Security Relay. Esta máquina irá atuar no fornecimento de vacinas, upgrades, descoberta de rede e executará instalações remotas nas demais máquinas. O relay precisa ser um computador com endereçamento IP fixo e estar sempre ligado.
3. Após identificar o equipamento onde será instalado o relay você precisará preparar o sistema operacional e realizar a instalação no local.
4. Após a instalação do relay, ele deverá realizar a descoberta de rede Microsoft e mostrar os  computadores descobertos no menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’.
5. É necessário preparar os demais servidores e estações de trabalho com Microsoft Windows para que estes possam receber a instalação do BitDefender Endpoint Security Tools. Siga este procedimento para preparar suas máquinas.
Consulte também:
6. Informe as credenciais que serão usadas para instalação remota.
7. Realize a instalação remota ou local do BitDefender Endpoint Security Tools nos computadores com Microsoft Windows (Estações ou servidores).
Caso queira usar GPO ou ferramenta de terceiros para realizar o deploy crie um pacote msi do BitDefender Endpoint Security Tools usando este artigo:

8. Realize a instalação de ambientes com Linux:

9. Instale o BitDefender Endpoint Security Tools localmente no MAC:
10. Coloque os computadores nos seus respectivos grupos. A Lnx-IT entrega seu console com os seguintes grupos com políticas de mesmo nome já aplicadas:
Para colocar um computador no seu respectivo grupo siga este artigo:

12. Para aplicar uma política definida por você a um grupo de computadores siga os passos abaixo:

11. Ajuste suas políticas de acordo com a necessidade. Entregamos quatro políticas pré-definidas que você poderá ajustar conforme a sua necessidade, visitando o menu ‘Políticas’ e clicando sobre a mesma. Estas políticas já estão aplicadas as pastas de mesmo nome existentes no menu ‘Rede’.  Altere todas as sessões que desejar e pressione o botão ‘Salvar’.
12. Caso você tenha criado novas políticas, você deverá aplicá-las aos respectivos grupos criados no menu ‘Rede’ -> ‘Computadores e grupos’. Siga as instruções abaixo para aplicar a política que você criou aos grupos alvo.

IMPORTANTE:

Uma vez que você tenha aplicado a política a computadores e grupos você não precisará aplicar novamente. 

LIDANDO COM PROBLEMAS COMUNS

Abertura de chamados técnico e coletas de informação requeridas: Problemas de comunicação com console, servidores da BitDefender ou relay: Alteração de credenciais para instalação remota: Como criar regras de exceção e lidar com falsos positivos: Como usar o controle de acesso à web: Como usar o controle de dispositivos: Como fazer varreduras: Como desativar e ativar recursos: Configurar políticas para proteção do Microsoft Exchange: Como restaurar itens da quarentena: Como usar a mídia bootável do BitDefender para remoção de malware: Como fazer relatórios: Como criar contas para os demais administradores da solução: Como configurar alertas e notificações:

SOBRE AS VERSÕES DE TESTE DO BITDEFENDER GRAVITYZONE

São características das versões de teste:

Anterior Como implementar o BitDefender GravityZone on-premise em uma máquina com Ubuntu 16.04.03 LTS
Próxima Orientações para implementação do BitDefender GravityZone On-premise